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  PROPOSTA PEDAGÓGICA

​A escola tem uma função a cumprir socialmente e essa função só se realiza na ação individual dos profissionais que ali atuam. A escola, historicamente, é o lugar, por excelência, da mediação do conhecimento sistemático, científico elaborado ao longo dos tempos pelo conjunto de sujeitos sociais.

A função da escola então é realizar a mediação entre o conhecimento prévio dos alunos e o conhecimento formal, sistematizado, possibilitando formas de acesso ao conhecimento científico. Logo a definição de objetivos, a seleção de conteúdos, a proposta metodológica e o processo avaliativo devem ser alicerçados na reflexão filosófica.

Devemos, pois, planejar a ação educativa para o homem, não lhe impondo diretrizes que o alheiam. Permitindo, com isso, que a educação ajude o homem a ser criador de sua história. (MENEGOLLA; SANT’ANNA, 2002, p. 23).

Ao elaborar-se o Projeto Político Pedagógico da escola, leva-se em consideração a realidade em que está inserida, proporcionando a participação de toda comunidade escolar, definindo prioridades, metas e ações, articulando o compromisso sócio-político aos interesses da comunidade, efetivando a intenção da escola, ou seja, a formação do cidadão.

Nesta perspectiva o Projeto fundamenta-se em princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; qualidade ensino para todos; gestão democrática; autonomia de atuação e valorização do magistério através da formação continuada e condições de trabalho.

Para que a escola possa intervir na Sociedade, modificando-a, deve desenvolver um Projeto Político Pedagógico que possibilite o posicionamento da escola em relação às questões sociais levando-a a interpretar a tarefa educativa, como uma forma de intervenção na realidade presente. Bem como, dando condições para discutir os valores e tratá-los como ideais, sendo isto bastante enfatizado em todos os momentos numa perspectiva de entendimento e de possível transformação da sociedade, no ensino dos conteúdos das Disciplinas.

Ao se construir o Projeto Político Pedagógico, deste Colégio, levou-se em consideração a análise e avaliação das práticas pedagógicas, contemplando caminhos que possibilitem concretizá-las no âmbito social e político, com o objetivo de garantir uma educação democrática que assegure uma aprendizagem de qualidade para todos.

Acredita-se que as interações coletivas possam contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, no que diz respeito ao conhecimento histórico, dinâmico, contínuo, dentro de uma concepção dialética: uma vez que o papel do professor é o de provocar conflitos cognitivos aos alunos, a fim de que estes sejam levados à assimilação de novos conhecimentos no processo de apreensão.












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